O isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19 teve grande impacto na qualidade de vida da comunidade lavrense. Muitos comércios do município tiveram suas rendas reduzidas e, como consequência, uma grande parte da população teve redução de ganho. 

Nesse cenário, o ensino também mudou. Professores, alunos e pais têm se adaptado a um novo estilo de ensino-aprendizado. O modelo tradicional de sala de aula precisou ser transformado, de forma repentina, em um formato de ensino híbrido, com aulas on-line e estudos virtuais. 

Como forma de auxiliar a comunidade lavrense, o projeto de Extensão UFLA Solidária tem atuado em duas frentes:

Unindo esforços para promoção da assistência social e combate à fome

Juntamente com a   Secretaria do Desenvolvimento Social de Lavras, a UFLA passa atuar diretamente na assistência à comunidade vulnerável socioeconomicamente, mobilizando a sociedade para a oferta de alimentos, vestuário, itens de higiene pessoal, materiais de construção e aparelhos eletrônicos, entre outras iniciativas para facilitar o acesso de potenciais doadores e contribuir para a melhora na qualidade de vida da população.

Da Universidade às Escolas

Para contribuir com a qualidade do ensino para estudantes da rede pública, com foco nos níveis Fundamental I (primeiros anos) e Fundamental II (anos finais), a UFLA visa a auxiliar a Secretaria de Educação na produção de conteúdos virtuais. Aulas serão produzidas por integrantes da Universidade (docentes e discentes), em formatos de videoaulas, lives e pitches e disponibilizadas gratuitamente ao público, como forma de complementação do conteúdo didático.