O câmpus universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é um espaço público e aberto a todos. Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre uma convivência segura e harmoniosa no local, a Universidade e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciam a campanha "Segurança no câmpus: todos juntos pelo bem-estar".

A iniciativa envolve a divulgação de dicas sobre trânsito, segurança física e patrimonial, circulação de animais, prevenção de incêndios, entre outros, por meio das redes sociais da UFLA e a Rádio Universitária. Além disso, a campanha contará com blitz e mobilizações educativas da PMMG.

Segundo o comandante da 54ª Companhia da PMMG, capitão Leonardo de Oliveira Barbosa, o trabalho é fruto de uma parceria entre as instituições há mais de dez anos. “Temos estendido o patrulhamento e o policiamento existente na cidade de Lavras de modo que todos os frequentadores do câmpus universitário sintam a mesma segurança proporcionada na área lavrense”, explica. O policial reforça, ainda, o papel de cada cidadão na construção da segurança. “A Constituição Federal prevê que a segurança pública é dever do Estado, ao menos tempo em que é um direito e uma responsabilidade de todos. Por isso é muito importante envolvermos as instituições e a comunidade nesse trabalho.”

Sobre a segurança no câmpus universitário

Desde 1998, a Universidade mantém uma acordo de cooperação mútua com a Polícia Militar de Minas Gerais, que tem permitido o patrulhamento no câmpus, aumentando a segurança da comunidade acadêmica. Além de um prédio localizado na avenida principal da UFLA que conta a atuação de policiais da 6ª Região da PMMG, as instituições realizam, em parceria, campanhas educativas de segurança, meio ambiente e trânsito.

O câmpus é monitorado por câmeras e há vigias atentos 24 horas por dia para atender a comunidade, e a PMMG tem trabalhado de forma preventiva pela segurança de quem frequenta a universidade. Em qualquer situação em que a pessoa se sentir insegura ou constatar uma atitude suspeita, deve entrar em contato com a Coordenadoria de Vigilância pelo 3829 1154 ou com a Polícia Militar pelo 190.

Além disso, a Universidade investiu na troca de lâmpadas pelo câmpus para aumentar a iluminação e no funcionamento do transporte circular interno para garantir mais segurança a quem frequenta o local no período noturno.

Dicas de segurança ao caminhar pelo câmpus.

Dicas de segurança ao dirigir pelo câmpus.

Dicas de segurança durante o período de férias e finais de semana no câmpus.

Dicas de segurança ao praticar esportes pelo câmpus.

Dicas de segurança pelo câmpus.

Dicas de segurança ao pedalar pelo câmpus.

Dicas para circulação de animais pelo câmpus.

Dicas de segurança sobre fumar no câmpus.

Dicas de segurança em casos de incêndios nas dependências do câmpus.